Depois de algum tempo devendo alguma postagem me veio a brilhante idéia em falar sobre os períodos musicais. Logo estarei falando também sobre música erudita... Antes, vale lembrar que a colocação de um compositor em qualquer um período específico fica baseado em definições flexíveis (datas, registros, composições ou até mesmo aproximação em datas)...
Período Medieval
Simbolicamente o amadurecimento da música no "período gótico" (errôneamente chamada de música-gótica) ou Medieval (oque é correto -música medieval) enquanto incluindo Canto gregoriano, foi desenvolvido e refinou durante vários séculos. Esta era cobre o período 1000-1450. Música do período Medieval é, a maior parte, sagrado, e caracterizou pelo desenvolvimento lento de independência mais rítmica entre vozes em texturas polifônicas. Isto surgiu do estilo monofônico de Canto gregoriano e as texturas de voz múltiplas mais diretamente - dianteiras. Curiosidade : boa parte (em número) dos compositores antigos não colocavam os nomes deles/delas nas composições,o que gera grande desconhecimento na autoria e, até mesmo se um nome puder ser associado com um trabalho particular, muito pouco pode ser sabido sobre os particulares da vida daquele compositor. Porém, são conhecidos alguns compositores principais desta era a nós, inclusive Perotin Magnus, e de Guillaume Machaut, entre outros. Período de Renascimento
O Renascimento marcou o "renascimento" de humanismo ( tolice escrever isso). Nessa época era possível a IMPRESSÃO das partituras, bem como no desenvolvimento de TEORIA de música e prática. Imaginem só.. a acessibilidade de livros, pesquisas, estudos e métodos musicais !!! Claro que, a acessibilidade não era tão popular assim... mas, até "pobres" faziam música exaustivamente: o único problema era.. o instrumento musical a ser praticado. Este período cobre o último a metade do 15º século, e 16º século. No Renascimento, temos esutodos mais complicados e mais harmônicos e estruturas contra emergem (contra-ponto). Oque se observa muito neste período são as peças religiosas (litúrgicas); o "recente" Renascimento vê um grande aumento em sofisticação por composição instrumental, como também o aparecimento de MADRIGAIS** (explico ao fim deste item), peças dramáticas e .... primeiras ÓPERAS ! Muitas destas mudanças foram abertos caminho com a música de compositores :Johannes Ockeghem, Guillaume Dufay e dês de Josquin Prez. O grande mestre (em minha opinião) foi Giovanni Palestrina.... outros "grandes" do período: Cláudio Monteverdi, William Byrd, de Roland Lassus e outros.
** madrigais: género musical polifónico italiano.Os seus temas principais são o amor e o erotismo. A maioria das suas imagens poéticas provêm da natureza. O madrigal é constituido por 2 ou 3 estrofes ou "piedi" com terzetti (tercetos) seguidos por um refrão ou ritornello como coppia (2 versos); a fórmula era : cada verso tem de 7 a 11 sílabas e o esquema de rima é ABB, CDD, etc, ou ABA, CBC, etc, ou uma forma semelhante.
Período Barroco
Totalmente musical !!! A "pérola imperfeita" da musicalização e dos estudos !!! Período onde estão os mestres da música (e porque não gênios?!) .A Era Barroca (1600-1750) - 1750 pela morte do grão-mestre JS BACH. Havia imensidade de proporção, contraponto rico, grande esplendor e uma linha melódica altamente ornamentada. Há um rompimento longe da severidade de música de Renascimento Medieval e com ênfase no uso de grande cor vocal e instrumental. Johann Sebastian Bach, François Couperin, e Jean-Philippe Rameau, e tantos outros importantes, como os gênios George Frideric Handel, Antônio Vivaldi, Arcangelo Corelli fizeram parte desta época.
Período Clássico
Antes de começar: se você falar que já ouvi ou ouve música clássica, você estará se resumindo a este período.... se assim dizer o período: revolução... revolução contra as tendências musicais do preceder (ou Barroco). Não há uma data fixa em qual poderia observar quando a "revolução" começou. Se "inicia" com a música do grande compositor Carl Philipp Emanuel Bach, e o aparecimento de novos estilos e alguns compositores (Johann Stamitz, etc.). Brevemente, as características de classicismo são uma preocupação por forma musical com uma maior ênfase em claridade com expressão melódica mais concisa e claridade de cor instrumental. As composições de Franz Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart, em particular, exemplificam os conceitos de Classicismo.
Período Romântico
Muito "romantismo".... Continuando as "queixas" de uma passagem para a outra, o mesmo aconteceu na transição: Classicismo/ Romanticismo. Preocupação formal, intelectual e uma produção no que envolvia "expressão" foram aumentadas agora por sentimento, imaginação e efeito.
O período de Romanticismo houve uma extensão maior de trabalhos (ex., quartetos de fio, sinfonias, sonatas de piano). Beethoven, pelas grandes variações de suas obras, culmina no "Impressionismo" oque "abriram portas" para outros compositores....Claude Debussy, Maurice Ravel... A produção era extensa, muitos registros, muita troca de idéias. Refinamento total em todo o material, e com a condição de maior extensão de instrumentos. Época de tendência transitiva que, com as inovações das sinfonias de Gustav Mahler (vale a pena ouvir!), abre espaço para a música no Sec. 20.
logo passamos para outros períodos: Neoclássico, Neo-romântico, Expressionista & Atual
(que comentarei em breve...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário