Cultura Etílica: origens...


Grande "Velho Barreiro". Já fez muita alegria em festinhas. Corajosos que a tomavam pura. Felizes aqueles que incrementavam uma caipirinha especial. A origem do nome tem muitas versões, a mais aceita é que o nome seria uma homenagem a um ancestral da família Höffer, que lançou a cachaça em Itapetininga. O tal parente distante teria um pássaro joão-de-barro a quem ele chamava de “Velho Barreiro”. Curiosidade –  Pra quem achava que o "velho" do rótulo fosse o criador da cachaça se enganou...A imagem foi inspirada no artista renascentista Leonardo da Vinci! Uma obra de arte etílica !!!

Embalado ao ritmo do bom e velho blues... O rótulo nada mais nada menos é o nome do criador: Jasper Newton Daniel. Apelido: Jack. O sujeito trabalhava em um alambique desde os 7 anos, Jack apresentou a fórmula de seu uísque amadurecido em carvão de bordo aos 16 anos. Curiosidade – Em 1905, Jack esqueceu a combinação de seu cofre e o chutou com raiva. O acidente lhe rendeu um dedo quebrado e uma infecção sanguínea que o mataria em 1911 !!!

Aos mais audaciosos e abastados financeiramente, eis a grande tequila. O nome homenageia dois José Cuervo. Em 1758, o fazendeiro José Antonio de Cuervo começou a cultivar o agave, planta parecida com o cacto e matéria-prima da tequila. Em 1795, seu filho José Maria Guadalupe Cuervo iniciou a produção do drinque. Curiosidade – A tequila só pode ser produzida a partir da espécie de agave Tequilana weber, nativa do México. 95% da produção vem do estado de Jalisco, onde fica a cidade de Tequila.


Meu primeiro "fogo" foi com essa dita cuja: Campari !!! O nome vem do criador da bebida, o italiano Gaspare Campari, que trabalhava em bares criando receitas de coquetéis à base de vinho e ervas. A combinação do drinque avermelhado surgiu em 1860, quando o inventor tinha 32 anos - sabe tudo!!! Curiosidade – A receita secreta de Campari leva mais de 60 ingredientes, entre ervas, temperos, frutas, essências – e claro, o nosso amigo álcool.


Na foto, o wisky que chamo carinhosamente de "vemelhinho". A bebida também leva o nome de seu criador, o escocês John Walker – Johnnie é diminutivo de John. Aos 15 anos, ele inventou uma bebida à base de malte e de grãos. O gosto suave de seu uísque fez sucesso e se tornou referência mundial no século 20. Curiosidade – O primeiro nome da marca foi Walker’s Kilmarnock Whisky, uma homenagem à cidade de Kilmarnock, onde Johnnie criou o malte.

Vodka é coisa de russo.. então, é uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov. Dono de uma destilaria em Moscou, Piotr foi o primeiro a usar carvão vegetal para filtrar a vodca. Curiosidade – O nome atual, com “ff” no final, surgiu na década de 1920. Vladimir, um dos filhos de Piotr, fugiu da perseguição comunista na Rússia e se refugiou na França. Lá, adotou a versão francesa de seu sobrenome, transformando “Smirnov” em “Smirnoff”.

 Agora minha predileta !!! Minha "antartiquinha" !!! O nome vem da empresa que produzia a cerveja. No início, a Companhia Antarctica Paulista era uma fábrica de gelo – daí a referência ao continente no nome e aos pingüins no rótulo. Entendeu ??? Curiosidade – A origem do nome da rival Brahma tem três versões: 1) A atração do criador da marca, o suíço Joseph Villiger, pela cultura indiana (os hindus cultuam o deus Brahma); 2) Sua admiração pelo compositor erudito Johannes Brahms; 3) Uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Brahma.

Essa eu já vi muita gente caindo pelos cantos por essa "marvada" ai...
A marca 51 foi comprada pela indústria Müller de bebidas em meados da década de 1950. Sp que.. Como a empresa não tem o registro do antigo dono, é difícil saber o porquê do nome. Curiosidade – Uma das versões é que o nome original da bebida era Palmeiras 51, uma homenagem à conquista da Taça Rio pelo time paulistano em 1951. A tal “caninha Palmeiras 51, realmente existiu, mas ninguém sabe se ela deu origem à atual “Pirassununga 51... Só bebendo mesmo pra entender.
 

Nenhum comentário: