Grande "Velho Barreiro". Já fez muita alegria em festinhas. Corajosos que a tomavam pura. Felizes aqueles que incrementavam uma caipirinha especial. A origem do nome tem muitas versões, a mais aceita é que o nome seria uma homenagem a um ancestral da família Höffer, que lançou a cachaça em Itapetininga. O tal parente distante teria um pássaro joão-de-barro a quem ele chamava de “Velho Barreiro”. Curiosidade – Pra quem achava que o "velho" do rótulo fosse o criador da cachaça se enganou...A imagem foi inspirada no artista renascentista Leonardo da Vinci! Uma obra de arte etílica !!!



Meu primeiro "fogo" foi com essa dita cuja: Campari !!! O nome vem do criador da bebida, o italiano Gaspare Campari, que trabalhava em bares criando receitas de coquetéis à base de vinho e ervas. A combinação do drinque avermelhado surgiu em 1860, quando o inventor tinha 32 anos - sabe tudo!!! Curiosidade – A receita secreta de Campari leva mais de 60 ingredientes, entre ervas, temperos, frutas, essências – e claro, o nosso amigo álcool.

Na foto, o wisky que chamo carinhosamente de "vemelhinho". A bebida também leva o nome de seu criador, o escocês John Walker – Johnnie é diminutivo de John. Aos 15 anos, ele inventou uma bebida à base de malte e de grãos. O gosto suave de seu uísque fez sucesso e se tornou referência mundial no século 20. Curiosidade – O primeiro nome da marca foi Walker’s Kilmarnock Whisky, uma homenagem à cidade de Kilmarnock, onde Johnnie criou o malte.
Vodka é coisa de russo.. então, é uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov. Dono de uma destilaria em Moscou, Piotr foi o primeiro a usar carvão vegetal para filtrar a vodca. Curiosidade – O nome atual, com “ff” no final, surgiu na década de 1920. Vladimir, um dos filhos de Piotr, fugiu da perseguição comunista na Rússia e se refugiou na França. Lá, adotou a versão francesa de seu sobrenome, transformando “Smirnov” em “Smirnoff”.

A marca 51 foi comprada pela indústria Müller de bebidas em meados da década de 1950. Sp que.. Como a empresa não tem o registro do antigo dono, é difícil saber o porquê do nome. Curiosidade – Uma das versões é que o nome original da bebida era Palmeiras 51, uma homenagem à conquista da Taça Rio pelo time paulistano em 1951. A tal “caninha Palmeiras 51, realmente existiu, mas ninguém sabe se ela deu origem à atual “Pirassununga 51... Só bebendo mesmo pra entender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário