É o fim do mundo ... em 2036.



Acabo de ler no G1, na coluna "Observatório"...

"Boas e más notícias chegam do espaço. Na verdade, da Universidade do Havaí. O fim do mundo foi adiado de 2036 para 2068. Ao que diz respeito ao asteroide Apophis"
Já que andam falando tanto de 2012 - até a grande sensação de um filme esperadíssimo - podemos tocar nossa Olimpíadas no Brasil!! Será que foi a pedido de nosso presidente Lula ?!?! Ou compaixão ?!?!
Para refrescar a memória, estava dado como "certo" que iríamos dessa pra melhor, que --- iríamos ver o apocalipse, que as trombetas seriam tocadas, que o chão iria ruir, que o anti-cristo (a gente se contenta já com o inri-cristo brasileiro) chegaria em... 2036. Consultei meus "alfarrábios" li que chances que nosso asteróide-mui-amigo Apophis acertar nosso Planeta-Azul seriam de 1 em 45.000 -- A chance de acertar os 6 números  na Mega-Sena seria um em cada 50.063.860. -- é bem verdade que: é mais fácil esse Apophis cair na terra do que ganhar na Mega....
Cálculos novos foram feitos e o resultado foi esse... iríamos dessa pra melhor em 2036!!! Nesse dia o Apophis passaria a menos de 30 mil km da superfície terrestre, vale lembrar que... os satélites de comunicação geoestacionários estão a 36 mil km !!!! Ia ser a sensação de um gol contra... Em 2036 com as tais uma chance em 45 mil. Nem tudo está perdido, caro leitor...Mais informações vieram e "ajudaram" a detalhar o cálculo da órbita do Apophis, jogando as chances para 1 em 250 mil. Na ocasião, este asteróide deve passar a 32 mil quilômetros da superfície terrestre... era preciso "precisar" o fim do mundo !!!

Essas mesmas contas empurraram o desastre para 2068... Por enquanto os números mostram 1 em 300 mil ocorrer impacto. Será que Walter Mercado juntamente com Mãe Dináh vão nos salvar ??? Como estas tãis previsões são extensas demais para um objeto que sofre mudanças gravitacionais do Sistema Solar todo, é possível que ela seja revisada... O Apophis está agora passando por trás do Sol, de modo que não é possível até o momento monitorá-lo, mas em 2010 ele estará visível novamente e novos dados serão obtidos. Essas informações novas passarão por outras estimativa.
E por falar em IMPACTOS, um que deverá realmente acontecer é o da missão LCROSS na Lua nesta sexta-feira. O impacto deve ocorrer durante o dia no Brasil, mas leitor estimado, não adianta esforçar sua visão de raio-x, nem pegar sua "chapa"... será transmitido ao vivo pela TV Nasa, começando por volta das 7h15 da manhã. Muita gente estará no site,oque incluirá o cara aqui.. mas vale a pena tentar.

Nenhum comentário: