Música: Gesualdo da Venosa - (1566-1613)


Resolvi fazer um aparte no Pausa e ContraTempo... eventualmente vou escrever sobre alguns compositores eruditos ou não.
Começo com a incrível história de Gesualdo da Venosa. Ha algum tempo havia baixado o Livro I dos Madrigais. Eu já havia escutado a história sobre Gesualdo, mas a música por muito tempo não. (A imagem me lembra meu tio... )
Pela grandeza de sua música, infelizmente este compositor merecia ser mais reconhecido por sua música e não pelo espetacular assassinato. Sujeito sempre controverso, Gesualdo casou-se aos 26 com a prima Maria d`Avalos.  Dois anos de um casamento feliz,  na opinião de Gesualdo, talvez. Maria começou um caso com Fabrizio Carafa, um duque. Até na Renascença a sabedoria "o corno é o último a saber" era verdadeira; ou seja, toda cidade sabia. O que fez nosso grande compositor ? Gesualdo tambmém deve ter pensado: “Corno que sabe e consente, bem age quem lhe acrescente…”, e tratou da sua vingança. Certo dia, Gesualdo sai para uma caçada com amigos próximos, talvez para resfriar a cabeça e se inspirar a compor.  Gesualdo teve uma grande idéia de ver como andavam as coisas em casa.... Pela história, Gesualdo pediu que os empregados pegassem Fabrizio (sim, ele estava lá), dando-lhe um lugar confortável onde pudesse ver o primeiro ato da cena. Gesualdo, na sua paciência, enfiou a espada diversas vezes - na mulher. Fabrízio recebeu tratamento "semelhante"....O duque ficou trajando um vestido de noite de Maria. Finalizou deixando os corpos bem na frente de seu castelo.  Mas voltemos ao caso. Mas, ele foi PRESO ??? Não... os nobres nunca eram presos (eu já sabia). Um outro nobre podia vingar-se dele numa boa. Gesualdo arranjou outra mulher e isolou-se, compondo sua maravilhosa (mesmo!) obra.
Detalhe importante: o segundo filho do casal Gesualdo e Maria d`Avalos matou o pai que assassinara sua mãe quando era bebê. A vingança é um prato que se come frio....
Quer ouvir Gesualdo ??? > clique aqui ! <

Nenhum comentário: