
Vamos começar com o padrão CAM. Motivo de desgosto e ira para inúmeros operadores cinematográficos (meu caso). Esse formato é criado dentro do prórpia sala de cinema usando uma câmera digital. Esse formato vem com algumas características : a imagem treme, o ângulo não é preciso e o áudio não tem qualidade. O som é gravado com o microfone da câmera. Eu mesmo já conferi filmes nesse formato: especialmente em comédias, as risadas são ouvidas. Quem o faz, espera que a sessão exibida esteja quase vazia.
Existe uma máquina chamada TELECINE (TC) - que copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem são muito bons. O formato é raro de se encontrar, devido ao equipamento e custos adicionais, A sincronização - aspect ratio (proporção) - correto.
Uma dos formatos conhecidos: DVDRip. Nada mais é do que uma cópia do lançamento final do DVD. Muito comum na internet. A qualidade muitas vezes é excelente. Lançado na internet antes mesmo do DVD de compra/venda/aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
Algumas pessoas já puderam conferir um vídeo no formato Blu-Ray Rip (BRRip). Quer dizer que é também uma cópia do lançamento final do disco Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip.
Esse formato é antigo: o VHSRip. O nome já diz tudo ! São cópias feitas de fitas VHS. Muito comum em vídeos eróticos.
Esse formato é até então conhecido à muitas pessoas. O WORKPRINT (WP) - Lembra-se do X-Man Origens(Wolverine)? Alardeado por muitos: cuja cópia havia sido disponibilizada na internet. O formato workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Música, cenas faltando e uma qualidade a desejar.
Outro formato popular: o SVCD/SVCD tem como base o MPEG-2 (como no DVD). O comprimento que você pode ocupar em um único disco CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.
Vídeos formato : VCD. É um formato baseado em MPEG-1. VCD: você terá uma qualidade mais baixa em tamanhos menores. A características de VCD’s e SVCD’s é que feitos em minutos e não em MB. Terá a impressão de ao ter um filme (em tamanho) maior em um simples disco CDR 74. - um custo/benefício.
Por falar em VCD, tenho que citar o XVCD / XSVCD : são os filmes VCD/SVCD melhorados. Filmes de qualidade muito boa, porém... Muito difícil de se encontrar
Muito popular mesmo é o vídeo formato AVI - sigla de Audio Video Interleave. É o formato vídeo para PCs com o Windows. Vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec. Por falar em AVI - cito o MKV que possui uma qualidade superior ao AVI - padrão em discos de alta definição.
Falando em computadores... cito o RM/RA/RMVB. Esse vem da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia. O formato MOV - criado pela Apple para o programa Quicktime – também disponível para Windows.
CODEC - Nada mais é do que um programa ou até mesmo um equipamento que converte os sinais analógicos em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3
Sobre o OST - é a trilha sonora do filme. Vem de Original Sound Track. - Indico uma comunidade no Orkut - o OST ! Vale a pena !!! Algum filme por de vir com expressões do tipo : UNRATED. Que é uma versão sem "cortes". LIMITED - o filme é exibido em cinemas em exibições muito limitadas. Normalmente estreia em menos de 200 cinemas.
Alguns filmes eu só pude conferir em dvd´s em aluguel: a expressão SE (Special Edition) - Edição Especial. EE (Extended Edition) - Versão Estendida e em DC (Director’s Cut) - Versão do Diretor (ultimamente muitos filmes tem sido lançados em DC.
E quase finalizando... a expressão que uso muito - o FRAME. É o cada "quadrinho" de um filme. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo. Em 12 frames segundo você já pode notar sensação de movimento. A taxa de frames varia nas exibições em cinema, de acordo com as máquinas utilizadas. Neste caso usamos a expressão FPS - frames por segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário