Beethoven e a 10ª Sinfonia...

Pausa nos estudos... estava a procura de um novo disco para baixar e me deparo no PQP Bach (na minha modesta opinião, o melhor blogue musical-erudito) a 10ª Sinfonia de Beethoven ! Muitos já ouviram falar na 9ª SINFONIA... e poucos tiveram a oportunidade de ouví-la. Teve como primeira execução publica em maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O grande mestre, Beethoven - devido a surdez, passou a regência ao diretor musical ( mestre de capela ) do teatro,  Michael Umlaufeve . Beethoven ficou junto ao maestro, ao lado direito, durante toda a apresentação. Toda a platéia o aplaudiu de pé por cinco diversas vezes. Beethoven, que não podia ouvir o aplauso... podia ver. Umlaufeve bateu em seu ombro ao final da apresentação e o mostrou a platéia. Beethoven deixou o concerto extremamente comovido. 
Assim, Beethoven mudou o padrão costumeiro das sinfonias clássicas. Era sua  última sinfonia completa.
O disco desta Décima Sinfonia de Beethoven, que disponibilizo tratam-se de "fragmentos"...
Essa obra foi compilada em 1988 por um musicólogo inglês  - Barry Cooper. Este inglês, a partir de anotações originais de Beethoven,  fez um extenso trabalho de pesquisa com obras inacabas do grande gênio musical e logo creditando como sendo o 1º movimento da 10ª Sinfonia. Wyn Morris faz a gravação...
Sobre os esboços originais (isolados) se dividem em 2 grupos : os que datam de 1824 e foram descobertos na Inglaterra e dos que datam de 1822 e 1824, descobertos na Alemanha.
Barry Cooper os agrupou num 1º movimento daquilo que talvez visse a ser o que Beethoven tinha em mente naquelas anotações. Muitos "espaços em branco" foram encontrados e foram preenchidos com música do mesmo tema por Cooper. A descoberta tão somente ocorreu por acaso ao estudarem rascunhos da “Nona, Opus 125”.
Imagine, amigo leitor, a situação que os musicologos ficaram diante desta "nova descoberta". Muitos trataram como uma "afronta" a genialidade e um "desrespeito" com Beehtoven. Cooper só foi habilitado a gravar esta décima sinfonia e seu respectivo 1º Movimento,  dentro dos padrões seguidos por Beethoven. Trata-se de um trabalho acadêmico feito com muito trato e pesuisa, embora não seja consagrada e não reconhecida como póstuma. Alguns a tratam como um disco de caráter especulativo.
Casos sobre obras-postumas não são raras no mundo musical erudito, cito alguns casos de grande sucesso e aceitação :
* Requiem de Mozart (Süssmayer) - o compositor deixou um grande material (esboço) sobre esta peça. Mozart, como é de conhecimento comum, era muito rígido em suas obras, deixou claras recomendações aos tres alunos que acabaram o Requiem e por fim o Lux Aeterna, que é uma repetição do início. Mozart especificou  em carta.
* A sonata solo para flauta do grande compositor e mestre, JS Bach ( a WV1030 )
* Concerto para flauta de órgão de Vivaldi ( RV451 )

 Debates e presunções a parte... vamos ao que realmente interessa...

Para fazer o download deste 1º Movimento clique < AQUI > e uma ótima audição !!!


Beethoven: 10ª Sinfonia 
(Fragmento- Gravado em 1993)
1. Symphony No. 10 in E flat (19:44)
2. A História da Décima de Beethoven (28:50)
London Symphony Orchestra
Wyn Morris

Nenhum comentário: