Cantoras e taças de vidro...

Olá amigos leitores !
A pouco tempo estive conferindo um vídeo da Ella Fitzgerald no You Tube, em seguida, na sessão de videos relacionados me aparece este (aprecie) :

Ficou a oportunidade de fazer esta postagem, visto que é uma ideia muito propaganda em desenhos animados,  filmes de comédia e que acabam tomando corpo e cativam a mente de muita gente. Seria possível isso ?  Uma cantora quebrar uma taça de vidro, tão somente, usando a própria voz?--- Tecnicamente, sim !
A voz e a taça usando a Física : a onda sonora. Taças de vinho são especialmente ressonantes devido à sua estrutura tubular - interna oca, que produz um som agradável ao tinir. Se uma pessoa conseguir cantar naquele "tom exato" – que de acordo com a lenda é um “Si Maior” mas, na verdade, pode ser qualquer tom – sua voz fará as moléculas do ar em volta da taça vibrarem em uma freqüência, forçando-a a vibrar também. Se a nota for emitida suficiente alta, o copo irá vibrar até quebrar.
 Vale lembrar que a cantora também terá que contar com um pouco de sorte. Você já pensou numa peça (taça) que tenha defeitos de fabricação ?  Se a diva se dispuser a quebrar uma taça com a voz, ela precisa torcer para que defeitos microscópicos sejam suficientemente grandes para cederem a pressão do som. Vale lembrar que todos os materiais são cobertos de fissuras invisíveis: tamanho, posição e formato. Taças de vinho, podem parecer a primeira vista, identicas. Elas podem ser radicalmente diferentes em resistência à quebra - neste caso as peças resistem a volumes muito mais altos do que outras. Entendeu ?
Musicalmente, o candidato a quebrador de taças deve cantar a nota musical que combina com a freqüência de ressonância da taça. 
É de fato um duro golpe nas sopranos que treinam tanto e se esforçam para um dia concretizarem seu sonho de sair quebrando taças, lustres, espelhos, etc..
Me desculpem  mas, a piada é adequada : e o baixo profundo? Será que ele pode derrubar uma parede?

Nenhum comentário: